Creative Commons

Licença Creative Commons
Licenciado com Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
O material destas produções é utilizado para fins exclusivamente educativos.

Translate

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Estudantes municipais apresentam projetos vencedores na Robocup


Os gatos do famoso musical Os Saltimbancos da década de 70 não perderam o charme e ganharam um forte aporte tecnológico pelas mãos dos alunos da Emef Heitor Villa Lobos. Envolvidos em um projeto de robótica, os estudantes criaram felinos com peças de Lego e papel machê. Já outro grupo, da escola Governador Ildo Meneghetti, escolheu a música Black or White, cujos robôs dançarinos imitam Michael Jacson. Os projetos foram vencedores de um campeonato mundial de inteligência artificial ocorrido em julho e receberam o reconhecimento do prefeito José Fortunati na manhã desta sexta-feira, 8. 

A Robocup 2014 é considerada a Copa do Mundo da robótica. Reunindo cerca de 50 times de todo o mundo, o campeonato ocorreu pela primeira vez na América Latina e levou 17 alunos e quatro professores da rede municipal de ensino, das Emefs Governador Ildo Meneghetti, Doloroles Alcaraz Caldas e Heitor Villa Lobos a João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 19 e 25 de julho. As equipes conquistaram quatro títulos em três modalidades.

“É um orgulho muito grande para qualquer prefeito o  que estamos vendo hoje aqui. São escolas de periferia que receberam o reconhecimento mundial em uma disputa em que são submetidos a criarem soluções em poucas horas e sem a ajuda do professor. É a prova de que a rede pública tem qualidade”, disse o prefeito, logo após receber a explicação de outro projeto vencedor da Emef Dolores Alcaraz Caldas. Nesse, os alunos simularam um cenário em que o equipamento supera obstáculos para resgatar um objeto. “É simples, quando a gente gosta e se interessa”, resumiu Mateus Silva, de 13 anos, ao explicar, orgulhoso de sua criação. Mateus revela também que a experiência já o leva a pensar em seguir a profissão. “No mínimo, um curso técnico vou fazer no futuro.”

O estímulo à robótica teve início em 2007 na rede municipal. Já foram investidos cerca de R$ 1 milhão, desde compra de peças até passagens aéreas. Atualmente, 17 escolas desenvolvem o projeto de robótica, com cerca de 20 alunos em cada uma. De acordo com a secretária de Educação, Cleci Jurach, os títulos recebidos pelos alunos são resultado de um trabalho de equipe. “Quando se tem um grupo de professores qualificados, vemos esse trabalho magnífico sendo apresentado. É um trabalho diferenciado feito por diretores e professores que têm enorme desejo de produzir”, elogiou Cleci. 

Robocup 2014 – A Robocup foi fundada em 1997 com o principal objetivo de desenvolver até 2050 uma equipe de futebol formada por robôs, capaz de vencer a seleção mundial campeã da Copa do Mundo Fifa, daqui a 36 anos. É considerado o maior evento mundial de robótica e inteligência artificial. A Robocup estimula os alunos a desenvolverem facilidades ao mexer com tecnologia, iniciação científica, e induz à superação dos limites individuais e coletivos. É um incentivo à criatividade e ao trabalho em equipe. Além desse campeonato, os alunos da rede municipal participam de diversos eventos e concursos de robótica e vêm ganhando destaque na área. Nos últimos 3 anos, participaram de 21 eventos, com 57 projetos premiados

Nenhum comentário:

Postar um comentário