Alegre (veja no mapa http://goo.gl/FavsgB) receberam das mãos da Secretária de Educação Cleci Jurach e do prefeito José Fortunati uma nova plataforma de aprendizagem em robótica educacional, o RobôUno da empresa UnoRobótica (http://www.unorobotica.com.br/).
A aquisição dessa plataforma foi viabilizada através de um convênio Smed/Procempa concretizando a aplicação de um investimento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
A plataforma é composta de itens que ampliam e qualificam as possibilidades pedagógicas do projetos em todas as escolas. Com enfoque na programação que pode ser tanto em linha de códigos como iconográfica, bem como no manuseio e entendimento básico em microeletrônica.
O ganho dos alunos com essa plataforma é formidável porque torna mais fácil o aprendizado de programação e a utilização de componentes eletrônicos que compõe e são a base de toda a “revolução” tecnológica contemporânea “escondida” em microchips. Desmitificar a tecnologia, entender as estruturas do seu funcionamento, transpor a linguagem humana em “linguagem-máquina” de forma acessível aos alunos do ensino fundamental é um desafio constante nas aulas de robótica que agora recebem uma nova e importante ferramenta.
Esse investimento premia a ação e intervenção pedagógica de nossas(os) professoras(es) que constituíram uma caminhada bonita e exitosa ao longo de 8 anos de existência do projeto de robótica que começou lá em 2007.
Uma pequena parte desta história pode ser apreciada nesta tarde exposta nos banners, nos protótipos, nos projetos de iniciação científica submetidos a MNR (http://www.mnr.org.br/), nos trabalhos com metareciclagem e na apresentação exposta ao público.
Fotos: Ivo Gonçalves/PMPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário