A competição da DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos) foi criada em 2011, depois do desastre da usina nuclear de Fukushima, no
Japão, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de robôs capazes de
responder a catástrofes naturais ou provocadas pelo homem. Ao todo, 23
equipes competiram na final do desafio, sendo que 12 das equipes eram
norte-americanas, enquanto o restante se dividia entre países como
Alemanha, Itália, Japão e Hong Kong.
Neste ano o time KAIST da Coreia do Sul foi o vencedor do desafio realizado em Pomona, na Califórnia, com o seu robô, um humanóide chamado DRC-HUBO. A capacidade do robô "transformer" para mudar de um bípede em uma máquina com rodas foi a chave para sua vitória. Muitos robôs perderam o equilíbrio e cairam no chão ao tentar executar tarefas como abrir uma porta ou operar uma broca. Não foi o cado do DRC-HUBO. Seu design exclusivo permitiu-lhe executar tarefas mais rapidamente e, talvez o mais importante, permanecer em seus pés/rodas.
"Caminhar [para robôs] não é muito estável" segundo Junho Ho Oh, professor de engenharia mecânica na Coreia do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia que liderou a equipe KAIST. “Se uma única coisa der errado, o resultado é catastrófico." Disse ele que um robô com uma forma humanóide tem vantagens quando operando em um ambiente humano, mas ele queria encontrar um projeto que poderia minimizar o risco de quedas. "Eu pensei sobre coisas diferentes, e a mais simples foi colocar rodas nos joelhos."
Fontes:
http://canaltech.com.br/noticia/robo/robo-capaz-de-se-transformar-vence-desafio-de-robotica-da-darpa-42937/
http://spectrum.ieee.org/automaton/robotics/humanoids/how-kaist-drc-hubo-won-darpa-robotics-challenge
Nenhum comentário:
Postar um comentário