Creative Commons

Licença Creative Commons
Licenciado com Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
O material destas produções é utilizado para fins exclusivamente educativos.

Translate

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Palestras de robótica para o segundo dia do FISL 17

Algumas das atrações do dia 14. 

 Robótica Pedagógica Livre e Educação Matemática: Propostas e Metodologias





Trilha: Educação - Robótica
Autores:
Danilo Rodrigues César
Apresentação:
Dia 14 às 9:00 na sala Laboratório de Hardware Livre (60 minutos)
Descrição: A confirmar.


Arduino de comer ou passar no cabelo??





Guilherme Robert Silveira Santos
Apresentação:
Dia 14 às 10:00 na sala Laboratório de Hardware Livre (60 minutos)
Descrição: A Palestra irá abordar o básico de arduino, robótica, IoT de maneira descontraída e fácil de compreender.


Programação descomplicada: Arduino e Scratch em Robótica Educacional




Trilha: Educação - Robótica
Autores:
Thiago Redighieri 
MAURICIO BINDA DA COSTA 
Leonardo Silva Moraes
Luis Carlos Loss Lopes 
Gean Bruno Taufner 
Marcos Alécio Spalenza
Apresentação:
Dia 14 às 11:00 na sala Laboratório de Tecnologias Educacionais Livres (60 minutos)
Descrição: A palestra apresenta uma discussão sobre o uso do hardware aberto Arduino e a linguagem de programação Scratch como ferramentas pedagógicas nos cursos  superiores de informática. O objetivo é apresentar uma proposta de ensino-aprendizagem de programação voltada para robótica educacional, que associa a linguagem de programação Scratch 2 e a placa de prototipagem Arduino na construção de um protótipo educacional de um robô móvel (MeriS2). Uma das aplicações da robótica está no campo educacional. A robótica se apresenta como um recurso que pode auxiliar no processo de ensino/aprendizagem. A robótica traz soluções eficientes e práticas, proporcionando, para alunos de informática maior motivação e maior proximidade do abstrato com o real, o que torna o ensino-aprendizado bem mais eficiente. Os cursos superiores de informática, apresentam, muitas vezes, um ensino pouco intuitivo em relação a programação. A atividade programar computadores é considerada uma tarefa difícil para a maioria das pessoas. É nesse contexto que a palestra está inserida, da motivação e da teoria do construcionismo. Serão abordados o uso do Arduino e da Linguagem de Programação Scratch, todos estes com enfoque na educação e aprendizado no contexto da robótica educacional. Essa palestra é resultado das aulas lecionadas para o curso de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal do Espirito Santo, campus Santa Teresa. No decorrer das aulas os alunos juntamente do professor construíram um protótipo educacional de um robô móvel, dessa forma, os alunos tiveram seus primeiros contatos com a robótica e a programação desses componentes eletrônicos. O Scratch foi um facilitador nesse processo de aprendizado desmitificando o conceito que robótica é uma ciência complexa e que programar robôs é coisa de outro mundo, daí o nome Programação Descomplicada. Na palestra vamos apresentar o robô móvel MeriS2 e todos os passos para construção desse protótipo.


 Oficina de Arduino




Trilha: Educação - Robótica
Autores:
Oliver Barth Heinemann
Jarbas André da Rosa
Apresentação:
Dia 14 às 12:00 na sala Laboratório de Tecnologias Educacionais Livres (120 minutos)
Descrição: A confirmar.


Protótipo de um Robô educacional baseado na plataforma Arduino





Trilha: Educação - Robótica
Autores:
Thiago Redighieri 
Gean Bruno Taufner 
MAURICIO BINDA DA COSTA 
Marcos Alécio Spalenza
Everton Messias Santos Sena 
Apresentação:
Dia 14 às 12:00 na sala Laboratório de Hardware Livre (120 minutos)
Descrição: A oficina visa possibilitar o desenvolvimento de um protótipo de um robô móvel, com finalidade educacional fazendo o uso da plataforma de prototipagem Arduino, valendo-se de uma linguagem simples que se desenvolve através de blocos de comandos, Scratch 2, que podem ser agrupados conforme a necessidade de cada projeto. Durante a oficina vamos oferecer aos participantes exemplos de projetos que podem ser desenvolvidos com Arduino e programados nas Linguagens Scratch 2 e C. Além de mostrar relação de peças disponíveis no Kit, bem como as instruções para instalação e manipulação do software Scratch. Público alvo Professores e interessados em desenvolver projetos com o uso do Arduino e Scratch no foco educacional. Protótipo de Robô educacional Durante a oficina vamos construir o robô denominado MeriS2. Ele terá três funcionalidades básicas, seguidor de linha, desviar de obstáculos e realizar o resgate de algum objeto. Para construção do protótipo vamos utilizar componentes eletrônicos compatíveis com a placa Arduino e de baixo custo. Para programação do robô, vamos utilizar a linguagem de programação Scratch 2.0. Conteúdos abordados Durante a oficina professores e alunos poderão entender a aplicação dos Motores de corrente contínua, Ponte H, Sensor Ultrassônico HC-SR04, Micro Servo Motor e outros componentes no contexto da robótica educacional. Aprimorar o entendimento de conceitos de eletrônica e sensores com a placa Arduino. Como produto final da oficina teremos um kit educacional de baixo custo que servirá de suporte pedagógico para professores e alunos. Obs: Não é necessário adquirir o kit para participar da oficina, vamos levar nossos componentes e demonstrar a montagem do kit e a programação do mesmo.



Programando a Arduino com ArduBlock





Trilha: Educação - Robótica
Autores:
Douglas Sulis da Costa 
Apresentação:
Dia 14 às 14:00 na sala Laboratório de Tecnologias Educacionais Livres (120 minutos)
Descrição: A confirmar.


We need to go deeper! Utilizando o Arduino no seu potencial máximo





Trilha: Educação - Robótica
Autores:
Pedro Henrique Kopper
Marco Antônio Habitzreuter 
Apresentação:
Dia 14 às 14:00 na sala Laboratório de Hardware Livre (120 minutos)


A  Robótica Educacional com Jabuti Edu





Trilha: Educação - Robótica
Autores:
Eloir José Rockenbach 
Marcos Antonio Rufino do Egito 
Enoque Calvino Melo Alves
Patrícia Fernanda da Silva 
Adeilsa da Silva Ferreira 
Apresentação:
Dia 14 às 16:00 na sala Laboratório de Tecnologias Educacionais Livres (120 minutos)
Descrição: A confirmar.


 Programando Arduino com S4A - Scratch for Arduino


Trilha: Educação - Robótica
Autores:
Marco Antônio Sandini Trentin 
Leonardo Becker da Luz
Leonardo Costella 
Apresentação:
Dia 14 às 18:00 na sala Laboratório de Tecnologias Educacionais Livres (120 minutos)
Descrição: A confirmar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário