O mesmo modelo já foi usado em diversas situações de riscos e combates ao redor do mundo. Um de seus principais usos foi com o exército dos Estados Unidos no Afeganistão. As especificações do robô fazem com que ele seja um grande aliado para desarmar bombas, fazer reconhecimento de territórios e rastrear edifícios. Com ele, as tropas ficam fora de riscos.
O controle do robô é realizado à distância usando uma central fornecida pela empresa fabricante. As informações chegam em tempo real até ele: imagens em alta definição e som. A comunicação entre a base e o robô é feita por ondas digitais de rádio.
É possível instalar complementos nele. Pequenas armas, sensores térmicos e alicates para cortes de fios são alguns dos disponíveis.
Além de uso militar, ele também é de grande ajuda em acidentes. O Packbot foi usado durante as operações em Fukushima, no Japão, após o acidente com a usina nuclear. Como o ambiente não era apropriado para seres humanos, por causa da radiação, o robô fez parte do trabalho.
iRobot 510 Packbot, fabricados pela iRobot. A licitação vencida pela empresa deve entregar 30 robôs por 7,2 milhões de dólares (16,2 milhões de reais). Os robôs também trabalharão durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016.
A iRobot também fabrica robôs domésticos como o iRobot Roomba 620, que é um aspirador de pó automatizado, e o iRobot Mirra 530, robô lavador de piscinas.
fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/conheca-o-robo-que-cuidara-da-seguranca-na-copa-do-mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário