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quinta-feira, 16 de abril de 2015

Mostra de Trabalhos de Ciência e Tecnologia dos Projetos de Robótica Educacional de Porto Alegre


fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=177094&ALUNOS+DE+ROBOTICA+RECEBEM+KITS+PARA+NOVOS+PROJETOS+ESCOLARES 
Texto de: Caren Mello
Edição de: Vanessa Oppelt Conte

Alunos de robótica recebem kits para novos projetos escolares


Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Mostra de Trabalhos de Ciência e Tecnologia apresenta ideias inovadoras
Mostra de Trabalhos de Ciência e Tecnologia apresenta ideias inovadoras
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Prefeito destacou que alunos têm um grande diferencial no estudo da robótica
Prefeito destacou que alunos têm um grande diferencial no estudo da robótica
Um catamarã mais rápido e antipoluente, um programa de computador voltado para deficientes auditivos, jogos digitais, sistema de acessibilidade para cadeirantes e um zoológico com dezenas de espécies foram algumas das produções da Mostra de Trabalhos de Ciência e Tecnologia do município. Representantes das escolas da rede municipal de ensino levaram à Usina do Gasômetro suas criações dentro do projeto Robótica Educacional e trouxeram de volta um kit de robótica. Cada uma das 22 instituições recebeu um conjunto de ferramentas para novos protótipos. (fotos)
 
Se os produtos desenvolvidos em sala de aula chamaram a atenção de quem passou pela Usina nesta tarde, eles tendem a se aprimorar ainda mais com o novo kit e com as competições que estão por vir, segundo avaliou o prefeito José Fortunati. “A robótica é um conceito distante da grande maioria dos alunos do país. Estes estudantes possuem um grande diferencial, que lhes dá conhecimento e abrirá muitas portas”, disse, ao lembrar que o programa existe desde 2007 no município. 
 
O prefeito também destacou a possibilidade de interação com outras instituições e até mesmo competições internacionais. Entre os alunos que receberam o kit, um grupo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Ildo Meneghetti prepara-se para embarcar para a China no mês de junho. Eles devem participar do Robocup mundial com robôs que dançam uma coreografia para “Twist and shout”, música dos Beatles. Questionada sobre o ineditismo da viagem, a estudante Tamires Lopes, de 14, minimizou a preocupação: “Já fui para João Pessoa e para a Holanda, sem problemas”, disse, revelando sua segurança. 
 
Trabalhando com diversas disciplinas ao mesmo tempo, o projeto Robótica Educacional leva conteúdo aos alunos em diversas áreas, conforme destacou a secretária municipal de Educação, Cleci Jurach. “É um instrumento moderno de educação”, lembrou, ao destacar a transversalidade das disciplinas. A assessora da Inclusão Digital da Smed, Daniela Bortolon, explicou que cerca de 10 mil alunos da rede participam do projeto, que desenvolve desde a pesquisa, passando pelas habilidades em matemática, ciências ou física e atingindo outras áreas do conhecimento, como língua estrangeira, história e geografia. O objetivo, segundo Daniela, não é formar engenheiros. “O que queremos é abrir um universo de possibilidades para eles”, revelou. 
 
Sobre os kits – Os kits de robótica são objeto do convênio Smed/Procempa para aplicação da verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de  Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os investimentos fazem parte da modernização das estruturas da rede municipal de ensino e de um trabalho voltado para o uso de novas tecnologias na educação. Até o final do ano, deverão ser injetados mais R$ 5 milhões, garantindo a instalação de novas câmeras de segurança e melhorias nos ambientes informatizados. As plataformas tecnológicas das escolas, que possuem Internet e banda larga, são utilizadas pelos cerca de 50 mil alunos como recurso pedagógico e ferramenta de inclusão digital.
 
Cada maleta contém um carregador bivolt, um conjunto de baterias recarregáveis de 7,2v/900mAh, dois sensores do tipo chave de toque, um controle RF wireless (com dois botões, um joystick e um acelerômetro de três eixos), um kit sensor infravermelho tipo barreira, dois sensores smart encoder de quadratura com resolução de 60 pulsos, um sensor smart ultrassom com alcance de 200cm, três servomotores (garra e pan-tilt), um movimentador tipo pan-tilt, uma garra em acrílico com abertura de 65 mm, um controle remoto IR, um pacote de componentes (chaves tácteis, leds, potenciômetro, led infravermelho, fototransistor infravermelho, sensores LDR, resistores, receptor infravermelho), cinco cabos jumpers, dois motores DC com redução para tração tipo diferencial, uma matriz de contatos (protoboard) com 350 furos, um cabo USB, um LCD 16x2 azul, um controlador Uno 1.1 e um chassi robô Uno em acrílico 3 milímetros.
 
Projeto de robótica – O projeto existe desde 2007. Atualmente, 22 escolas contam com oficinas de robótica educacional, onde os alunos trabalham com conceitos. Desde o início do projeto, os alunos participam de eventos, torneios e competições na área, tanto nacionais quanto internacionais. Nos últimos três anos, os alunos conquistaram 57 prêmios em algumas das principais competições de robótica do Brasil e do mundo, mais de 180 medalhas em olimpíadas, além de mais de 20 bolsas de iniciação científica para alunos que integram o projeto e diversos destaques e menções honrosas.

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